A Academia Judicial (AJ) do Tribunal de Justiça e o Conselho Gestor dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Soluções de Conflitos (JEPASC) promovem até quarta-feira, dia 24/8, em Joinville, no auditório da Associação Catarinense de Ensino-ACE, o curso Formação de Base em Mediação Familiar.
Quarenta e seis participantes, entre alunos e docentes da área de direito e psicologia daquela instituição de ensino, participam do curso, que têm como instrutoras, as servidoras do TJSC Tania Aparecida Campos da Silva e Simone Regina Medeiros.
O diretor do Foro e titular da 3ª Vara da Família de Joinville, juiz Davidson Jahn Mello, acompanhado da titular da 2ª Vara da Família, juíza Hildemar Meneguzzi de Carvalho, foram os responsáveis pela abertura do encontro. A magistrada fez questão de destacar a importância da disponibilização do serviço de mediação familiar.
Estiveram presentes à solenidade, Flávia Novaes Costa, da Secretaria do Conselho Gestor do JEPASC e, representando a ACE, a professora Natalia Morato, coordenadora do Nucleo de Atividades Complementares. Em seu discurso, a professora enalteceu a parceria entre o Judiciário e a ACE para a implantação do serviço de mediação familiar naquela unidade de ensino.
A proposta para a realização do curso veio da diretoria da instituição de ensino, que fez o pedido à direção do Foro de Joinville, que o encaminhou à Academia Judicial. Após análise, o desembargador Jaime Ramos, diretor executivo da AJ, aprovou a iniciativa que, na sua opinião, possibilitará capacitar e instrumentalizar profissionais para atuarem como mediadores nos conflitos familiares, em serviços a serem implantados pela ACE (Faculdade Guilherme Guimbala), numa parceria com o Fórum de Joinville, permitindo, assim, uma diminuição do número de processos litigiosos e, consequentemente, redução dos custos do Judiciário.