A Academia Judicial (AJ) do Tribunal de Justiça realiza até sexta-feira (16/9), na comarca de Lages, o II Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento, com o tema "Direito de Família e Contemporaneidade".
A solenidade de abertura ocorreu no Centro de Eventos da Pousada Rural do Sesc, e foi presidida pelo diretor executivo da Academia, desembargador Jaime Ramos. Compuseram a mesa de honra o diretor do foro, juiz Geraldo Correa Bastos, o coordenador científico e pedagógico do evento, juiz Silvio Dagoberto Orsatto, e o procurador do Município, Júlio César Ribeiro da Silva. O desembargador Rui Portanova, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, fez a palestra de abertura, intitulada "Direito de Família e Contemporaneidade - Uniões Homoafetivas, Direito dos Amantes e Outros Temas Polêmicos".
Participam do curso 45 magistrados do 1º grau de jurisdição, dentre eles três de outros Estados: David de Oliveira Gomes Filho, João Paulo Mello e Maria Neize de Andrade Fernandes, respectivamente das escolas judiciais do Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio Grande do Norte.
Durante os dias do encontro, serão realizadas palestras sobre temas atuais relativos ao direito de família, com a formação, posteriormente, de grupos de discussão. Ao final, será elaborado um estudo de caso a ser apresentado pelo palestrante José Bernardo Ramos Boeira.