A Academia Judicial (AJ) do Tribunal de Justiça iniciou nesta segunda-feira (16/4) três cursos de capacitação: a 4ª Turma para Novos Técnicos Judiciários Auxiliares (TJAs); o Módulo III da Justiça Restaurativa e a 3ª Turma do Programa 5S – os dois primeiros se estenderão até sexta-feira 20, e o programa 5S até amanhã, dia 17.
Participam da capacitação de TJAs (fotos 1 a 4) servidores das comarcas de São Joaquim, Brusque, São João Batista, Catanduvas, Itajaí, Joinville, Lages, Chapecó, Itapema, Tubarão, Gaspar, São José, Palhoça, Guaramirim, Tijucas, Balneário Camboriú e Capital.
O objetivo é prepará-los para atuarem nas unidades judiciárias, bem como para que conheçam as estruturas do Poder Judiciário. O curso, de 40 horas-aula, se estenderá até sexta-feira 20, e tem como instrutores internos Geovanni Vasconcelos Pereira, Thaisa Licks Devenzi, Gilson Luís Nórcio, Marco Túlio de Camargo Dolberth, Ludymila Schmitz da Silva e Alexsandro Postali.
Também no dia de hoje teve início o Módulo III do Curso de Justiça Restaurativa, nos turnos da manhã e da tarde. O Módulo III (fotos 5 a 7) é ministrado "in company" entre a AJ e a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), e objetiva capacitar magistrados e técnicos do Judiciário catarinense, bem como agentes governamentais e não governamentais de organizações voltadas ao asseguramento dos direitos da infância e juventude no âmbito da Justiça Restaurativa. Este é o último módulo do curso, que faz parte do projeto de sensibilização e capacitação de mediadores. O curso é ministrado pelos instrutores Juan Carlos Vezzula, doutorando em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI pelas Faculdades de Direito e Sociologia da Universidade de Coimbra, e Alexandre Morais da Rosa, juiz titular da 4ª Vara Criminal da Capital.
Por fim, a AJ promove até amanhã, dia 17, a terceira turma do Curso de Capacitação do Programa 5S (fotos 8 a 11). O curso pretende proporcionar aos servidores e colaboradores lotados na Justiça de 2º grau o conhecimento e a aplicação dos cinco sensos do programa em seus ambientes de trabalho, tornando-os mais agradáveis, seguros e produtivos. O curso tem carga de 8 horas-aula e tem como instrutoras as servidoras Belatriz Mezzomo e Suzana Medeiros Martins.