A palestra da psicóloga Márcia Valéria Gonzales, que atua na comarca de Joinville, sobre alienação parental marcou o início do 5º Encontro Estadual dos Assistentes Sociais do Poder Judiciário, que acontece de segunda(14/5) até a próxima quarta-feira (16/5). O objetivo do evento é aprimorar o desempenho profissional dos assistentes sociais do Tribunal de Justiça.
A abertura teve a presença do desembargador Vanderlei Romer e do procurador-geral de Justiça, Lio Marcos Marin. Os trabalhos ocorrem no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). Neste primeiro dia, houve também palestra sobre guarda familiar, com enfoque em modalidades, disputa e forma de proteção, a cargo de Anita Gomes Vieira. Ao final acontecerá palestra motivacional de Clarice Leal.
Para amanhã, estão previstas as palestras “O serviço social na esfera criminal”, a cargo de Simone Lisboa Scheffler Anselmo, e “Violência doméstica”, com o juiz Vilson Fontana e a equipe da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Também consta a apresentação da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) pelas servidoras Eliedite Mattos Avila, Lilian da Silva Domingues e Cristine Pereira Tuon Sposito. Na última palestra do dia, haverá uma abordagem do sigilo e ética profissional por Simone Sobral Sampaio, com base no Código de Ética, além de discussão sobre assédio moral profissional.
A programação de quarta-feira tem em pauta “O serviço social no campo sociojurídico: produção do conhecimento da categoria profissional como tema em debate”, palestra de Filipe Wingeter Rodrigues, e “Fundamentos e instrumentos do serviço social na área judiciária”, por Eunice Fávero, que também abordará a produção do conhecimento na área judiciária. Ao final, será feito o lançamento da obra "O Serviço Social no Poder Judiciário de Santa Catarina – Caderno II", de Alcebir Dal Pizzol, oportunidade em que o autor conversará com os presentes.