A última lição do curso de Humanismo, na tarde de 13 de julho, denominada “Revolução Processual e Democracia” foi ministrada pela Professora Maria Alice Rezende de Carvalho. O tópico conclusivo apresentou uma interpretação da emergência de um novo cenário para o exercício da democracia no Brasil, constituído a partir do sistema jurídico e seus atores, mas não restrito a eles (e a ser difundido na prática dos atores da sociedade civil).
Esta 9ª lição encerrou o evento com diversas reflexões de participantes sobre o esvaziamento das ciências humanas na formação dos profissionais da área jurídica. Discutiu-se a reaproximação entre operadores do direito e sociologia, considerando-se a carência dessa matéria na formação daqueles. Como mencionado pela docente nesse contexto, “a teoria não corresponde mais à necessidade das questões a serem superadas”.
A palestrante é Professora Associada II do Departamento de Sociologia e Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É graduada em História pela mesma instituição, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.