O I Encontro de Escolas da Magistratura do Sul do Brasil, que ocorreu em Porto Alegre, nos dias 3 e 4 de outubro, recebeu a comissão da Academia Judicial, composta pelo Diretor Executivo, Desembargador Pedro Manoel Abreu; pelo Vice-Diretor de Cursos Acadêmicos e Orientação Pedagógica, Juiz Paulo Roberto Froes Toniazzo; pelo Secretário Executivo, Adalto Barros dos Santos; e pelo Assessor Técnico Ricardo Uliano dos Santos.
Na quarta-feira, 3 de outubro, os representantes da AJ foram recebidos nas instalações da Escola Superior da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul).
A Escola é associativa e tem personalidade jurídica de Direito Privado, porém funciona em prédio cedido pelo Poder Judiciário riograndense. Tal convênio prevê a prestação de serviço ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul no que concerne à oferta de cursos e eventos para magistrados e servidores. A instituição atende ao público externo no curso de preparação para o concurso de magistratura e, interno (para magistrados e servidores) em cursos presenciais e na modalidade EAD.
A programação do Encontro incluiu uma reunião dos servidores das Escolas participantes, com o objetivo de apurar as áreas e intenções comuns, visando intercâmbio de informações e futuros convênios. Também, houve reunião dos Dirigentes com o intuito de avaliar as possibilidades e as necessidades levantadas pelo grupo.