II Encontro sobre Sistemas de Juizados Especiais começa em Florianópolis

A Capital sediou nesta manhã (26/11) a cerimônia de abertura do II Encontro Estadual do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos. O evento, promoção conjunta da Academia Judicial e da Coordenadoria dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos (Jepasc) do TJ, tem por objetivo oferecer capacitação continuada e, ainda, integrar magistrados, servidores e voluntários que atuam nos Juizados Especiais e nos Programas não Adversariais de Solução de Conflitos. O mote do evento é: "Valorizar, integrar e crescer".

O desembargador Victor José Sebem Ferreira – coordenador estadual do Sistema Jepasc, fez a abertura oficial do encontro. "O futuro do Judiciário, tanto nacional, como estadual, passa pela conciliação. Não é mais possível pensar a Justiça sem os juizados", disse o magistrado. À tarde, ele fará palestra sobre os juizados e demais modalidades alternativas de resolução de questões. A novidade são os recém-criados Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. O primeiro já está implantado em Jaraguá do Sul, norte do Estado.

No final da tarde de hoje, haverá uma série de atividades concomitantes: IX Fórum Estadual dos Juizados Especiais de SC – Fejesc, sob a coordenação do juiz André Alexandre Happke, e o XI Encontro de Juízes das Turmas Recursais de Santa Catarina, a cargo do magistrado Hélio do Valle Pereira. Por fim, os servidores do TJ Alcebir Dal Pizzol e Flávia de Novaes Costa administrarão oficinas de conciliação e mediação, respectivamente. Nesta terça-feira (27/11), a palestra de encerramento versará sobre conflitos e suas soluções, que configuram desafios para profissionais de alta performance.

A mesa esteve composta, entre outras autoridades, pelo desembargador Sérgio Torres Paladino, vice-presidente do TJ; desembargador Pedro Manoel Abreu, diretor-executivo da Academia Judicial; procurador de Justiça Iven Tives de Carvalho; juiz Joaquim Almeida Neto, coordenador do Fórum Nacional dos Juizados Especiais – Fonaje; defensor público estadual Ivan Ranzolin; e diretor-geral judiciário, Maurício Spricigo. O auditório do hotel Cambirela, no bairro Estreito, que sedia os trabalhos, ficou lotado pela plateia interessada no evento.

voltar

CEJUR | Academia Judicial
Rua Almirante Lamego, 1386 - Centro - Florianópolis - SC - 88.015-601
Fone: (48) 3287 2801 | Email: academia@tjsc.jus.br